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Entrevista com a MAHLE

18:48


Por mais de 90 anos a MAHLE tem desempenhado um papel decisivo na promoção do desenvolvimento tecnológico de automóveis e motores, continuamente estabelecendo padrões. Movido pelo desempenho – cada colaborador da MAHLE demonstra um insuperável entusiasmo em relação a precisão, desempenho e perfeição. A MAHLE tem presença local em todos os principais mercados do mundo. Em 2012 o Grupo MAHLE atingiu vendas em torno de 6,2 bilhões de euros (USD 7,9 bilhões), posicionando a companhia entre os 30 maiores fornecedores do setor automotivo em todo o mundo.

1920 - Início das atividades da MAHLE em Stuttgart.
1921 - Início da produção em série dos primeiros pistões de liga leve.
1929 - Início da produção em série de filtros de óleo, ar e combustível.
1950 - Dr. Ernst Mahle se estabelece no Brasil, onde torna-se sócio-fundador (justamente com as Famílias Mindlin, Gleich, Lafer e Klabin) da Metal Leve – primeira fabricante nacional de pistões.
1978 - É adquirido o controle acionário da CIMA Componentes Automotivos, de Santo André (SP), dando origem à CIMA MAHLE.
1981 - Inauguração da fábrica de pistões em Mogi Guaçu (SP), dando origem à MAHLE Pistões Ltda. Inauguração da planta da Metalúrgica Mogi Guaçu Ltda. – “MMG”, em Mogi Guaçu (SP). A razão social foi alterada em 1999 para MAHLE MMG Ltda.
1996 - A MAHLE adquire o controle acionário da Metal Leve S.A.
1997 - Em conjunto com a Magneti Marelli, adquire a Cofap – Companhia Fabricadora de Peças.
1998 - A MAHLE estabelece uma “joint venture” para produtos sinterizados, com a empresa Miba da Áustria.
1998/1999 - Inauguração do Centro de Distribuição para o mercado de resposição da América Latina em Limeira (SP).
1999 - Através da cisão parcial da Cofap – Companhia Fabricadora de Peças, a MAHLE GmbH constitui a MAHLE Cofap Anéis S.A.
2000 - Criação da MAHLE Sistemas de Filtração no Brasil.
2001 - Inauguração da fábrica de filtros em Mogi Guaçu (SP).
2002 - A MAHLE Sistemas de Filtração Ltda. é incorporada pela MAHLE Metal Leve S.A.
2003 - A MAHLE MMG Ltda. (antiga Metalúrgica Mogi Guaçu) é incorporada pela MAHLE Metal Leve S.A..A MAHLE Cofap Anéis S.A. passa a denominar-se MAHLE Componentes de Motores do Brasil Ltda. Transferência de Mauá e unificação em Itajubá das atividades de anéis de pistão na planta da MAHLE Componentes de Motores. As atividades em Mauá foram encerradas.
2005 - Em dezembro, é inaugurada a nova planta da MAHLE Metal Leve S.A. para a fabricação de buchas em Itajubá (MG).
2007 - Em março, o Grupo MAHLE adquiriu a divisão de componentes para motores da Dana com 39 unidades fabris no mundo. Também em março, foi adquirida a fábrica de válvulas Edival na Argentina.
2008 - Em Janeiro de 2008 em AGE a empresa MAHLE Válvulas de Argentina S.A. aprovou a alteração de sua razão social para MAHLE Argentina S.A.. Em Maio desse ano a MAHLE e a empresa alemã Hirshvogel Umformtechnik GmbH efetivaram a formação de uma “joint venture” com a conseqüente aquisição pela Companhia de 51% das ações ordinárias na empresa Forjas Brasileiras S.A. passando a denominar-se MAHLE HIRSCHVOGEL FORJAS S.A.. Em Junho foi inaugurado o novo Centro Tecnológico na cidade de Jundiaí (SP), considerado o maior e mais bem equipado centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia automotiva da América Latina.
2010 - Aquisição do negócio de anéis de pistão da MAHLE Componentes de Motores pela MAHLE Metal Leve.
2011 - A MAHLE Metal Leve completa sua oferta pública secundária de US$ 195 milhoes e adere ao segmento Novo Mercado da BM&FBovespa. 

Entrevista


1. Como funciona o departamento de compras da empresa?
Como líder mundial na produção de componentes para motores, dependemos do relacionamento com fornecedores inovadores, direcionados pela qualidade. Buscamos parceiros que tenham comprometimento com a otimização de custos, mantendo o mais alto nível de qualidade em seus produtos (certificados de qualidade são requeridos para determinados materiais).
2. A empresa tem algum comprometimento com as questões ambientais?
A preservação do nosso meio ambiente é uma preocupação especial. Consequentemente, nos preocupamos, já na fase de desenvolvimento e planejamento dos nossos produtos e processos, com o consumo reduzido de recursos e a proteção do nosso espaço natural. Nossos produtos atendem a esses requisitos, tanto na sua produção como na sua utilização. Além de empenhar esforços e investimentos na melhoria contínua e significativa de nossas atividades, mantemos, através do Sistema de Gestão Ambiental, um rígido controle na verificação do atendimento de requisitos legais ambientais aplicáveis a fornecedores e parceiros de negócio, pois acreditamos que os resultados em cadeia contribuem de forma mais eficaz para o meio ambiente.
3. Qual o objetivo da empresa?
Liderança tecnológica, qualidade, credibilidade dos fornecimentos e otimização de custos. Como uma empresa com atividades mundiais, estamos permanentemente competindo por clientes novos e existentes. Diariamente enfrentamos o grande desafio de garantir a existência e o crescimento contínuo de nossa empresa. Somente atingindo objetivos ambiciosos de lucro garantimos a continuidade da nossa independência e, conseqüentemente, de nossos empregos.
4. Qual o campo de atuação da empresa?
Como fornecedor de componentes e sistemas para acionamentos automotivos e aplicações industriais somos sempre um parceiro confiável para nossos clientes. Desenvolvemos e fabricamos produtos considerados padrões de excelência em todos os mercados. Queremos também defender e estender nossa liderança no futuro. É nosso objetivo conduzir a competição pela ponta.
5. Como é o relacionamento de vocês com seus fornecedores?
Colaboradores motivados são o motor da nossa empresa. Por isso, estimulamos a responsabilidade no posto de trabalho, bem como a disposição para a cooperação entre os colaboradores, o trabalho em equipe e a eficiência individual. Como empresa com atividades internacionais, nossos colaboradores cooperam além das fronteiras de países e continentes. Nós apoiamos essa cooperação e a competição justa entre as várias empresas e unidades do grupo. Nós visamos uma cultura empresarial cooperativa que mantenha a comunicação aberta e um modo de trabalho orientado à equipe. Entendemos segurança do trabalho e proteção da saúde como tarefas que visam a proteção dos nossos colaboradores.
6. Como é a relação de vocês com seus clientes?
Esforçamo-nos, diariamente, para satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Por meio da melhoria contínua de nossos produtos e serviços bem como nossa disposição para a inovação, conseguimos uma satisfação permanente dos nossos clientes. A busca por melhoria contínua deve ser estendida aos nossos fornecedores. Somente junto a eles seremos competitivos a longo prazo. 
7. E quanto a qualidade dos serviços/produtos oferecidos?
Priorizamos o planejamento da guestão da qualidade que identifique, preventivamente, defeitos visando a redução dos custos e qualidade. Controles efetivos antes, durante e após o processo produtivo são desenvolvidos para eliminar não-conformidades que são monitoradas por indicadores de desempenho, divulgados aos colaboradores e à alta administração.
Com a finalidade de garantir um padrão uniforme de qualidade por toda a organização, o Grupo MAHLE Brasil, através de uma iniciativa conjunta, está desenvolvendo uma sistemática única de avaliação e monitoramento de seus fornecedores quanto a produto, processo e sistema da qualidade. Esse trabalho resultará no “Manual da Qualidade para Fornecedores” capaz de integrar a gestão dos fornecedores, incentivando-os a buscar a conformidade com a ISO/TS 16949 e estendendo nosso sistema da qualidade conforme a Política da Qualidade.
8. Onde vocês estão presente?
Para tornar-se competitiva, a empresa tem de pensar em termos globais e agir em redes de relacionamentos. Determinada a atender às exigências de seus clientes, a MAHLE viu esse processo de globalização como uma grande oportunidade de crescimento. Estamos presentes em mais de 30 países pela América do Sul e do Norte, Europa e Ásia.

Fonte: MAHLE

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